dia, 00 mês 0000

Pesquisa

Iniciativa Regional de Fortalecimento do Sector do Algodão nas Bacias do Baixo Shire e Zambeze

I. Contextualização

A primeira fase da iniciativa Regional de fortalecimento do sector algodão nas bacias do baixo Shire  Zambeze (Cotton Shire – Zambeze)   foi implementada entre os anos 2015 e 2020, em  parceira  com a Agência Brasileiras de Cooperação (ABC) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agro-pecuária (Embrapa), nas províncias de Manica e Tete.  Esta foi um iniciativa  regional que para além de Moçambique beneficiou Malawi.

Como resultado dos impactos positivos da primeira fase desta iniciativa as entidades implementadoras (Brasil, Moçambique e Malawi), concordaram na extensão da iniciativa por mais 4 anos.

A Iniciativa tem como principais objectivos:

  1. A transferência de tecnologias do algodão;
  2. Treinamento de técnicos e produtores em boas práticas de produção do algodão;
  3. Fortalecimento do sistema de sementes de algodão; e
  4. Estabelecimento de infra-estruturas (Salas para treinamento, dormitórios e laboratórios multifuncionais) para o projecto.

IIImplementação e grupo alvo

A iniciativa está a ser implementada nas províncias de Manica (distritos de Guro e Bárue,) e Tete (distritos de Cahora Bassa, Magoe e Moatize), beneficiando 2 mil produtores de algodão.

III. Acções Desenvolvidas e em curso

  1. Elaboradas normas de produção de sementes do algodão;
  2. Estabelecidos campos de demonstração de tecnologias e de produção de semente;
  3.  Adquirido equipamento, maquinaria e outros materiais para o  estabelecimento do Centro de Transferência de Tecnologia do Algodão;  
  4. Prestada assistência técnica aos produtores de algodão, tendo resultado no aumento do rendimento médio do algodão caroço de 550 Kg/ha para 1.600 Kg/ha;
  5. Formados técnicos do sector em matérias sobre a cadeia produtiva do algodão com enfase na produção de semente e maneio e controle de pragas.