Iniciativa Algodão SUSTENTA
I. Contextualização
Em 2020 o IAOM, IP iniciou a implementação da iniciativa “algodão SUSTENTA”, uma iniciativa que está integrada na Política nacional de integração da agricultura familiar em cadeias de valor produtivas. Esta iniciativa promove integração de culturas oleaginosas e de segurança alimentar na plataforma do subsector do algodão, com objectivo de contribuir para:
- Aumentar e diversificar a renda dos produtores do algodão;
- Massificar a produção do algodão e das culturas estratégicas selecionadas, através de assistência técnica e ligação do mercado;
- Aumentar a disponibilidade de matéria-prima para promover o desenvolvimento da indústria nacional
- Gerar emprego e melhorar a segurança alimentar e nutricional dos produtores envolvidos.
II. Implementação e grupo alvo
Para a implementação da iniciativa Algodão SUSTENTA foram identificadas Empresas fomentadoras do algodão como parceiros de implementação, por representarem actualmente uma plataforma estruturada e com experiência para materialização desta iniciativa. Esta iniciativa envolve produtores das Províncias de Nampula e Niassa, com perspectiva de expandir a implementação para as demais empresas algodoeiras no Pais.
III. Acções Desenvolvidas e em curso
- No primeiro ano de implementação, campanha 2020/21, foram envolvidos cerca de 3 mil produtores que para além de produzir algodão introduziram no seu sistema produtivo soja e girassol, milho e feijão tendo permitido aumentar a sua renda familiar.
- Os produtores tiveram assistência técnica e acesso a insumos de produção a crédito e as Empresas de Fomento asseguraram a compra da produção destes produtores.