
Alcançados consensos para o preço mínimo do algodão caroço, campanha 2024|25
03.06.2025 ás 5:31 PM
Nenhum comentário
A marcação do preço mínimo do algodão caroço obedece a um processo negocial e participativo, entre os produtores de algodão representados pelo Fórum Nacional de Produtores de Algodão (FONPA) e as Empresas Fomentadoras do Algodão representadas pela Associação Algodoeira de Moçambique (AAM), sob facilitação do Ministro que superintende a área da Agricultura.
Este processo negocial é de extrema importância, pois, permite alinhar os interesses do subsector, garantindo um preço justo ao produtor, tendo em conta a conjuntura do mercado internacional.
O Regulamento para a cultura do Algodão (37/2015, de 31 de Dezembro), preconiza que este processo, deve ocorrer antes do início da comercialização desta cultura, entre os meses de Abril e Maio de cada ano, onde as partes negociais do preço apresentam as suas propostas e buscam alcançar consensos. Para a presente campanha, 2024|25, a reunião de negociação do preço mínimo do algodão caroço, teve lugar no dia 30 de Maio, sob mediação deSua Excelência, Roberto Mito Albino, Ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas.
Assim, os preços mínimos de comercialização do algodão caroço, ao produtor, e a respectiva taxa de descaroçamento para a presente campanha, são fixados em:
a) Algodão caroço de 1.ª qualidade: 22,00 MT/Kg;
b) Algodão caroço de 2.ª qualidade: 15,50 MT/Kg; e
c) Taxa de descaroçamento do algodão caroço: 6,50 MT/Kg.