
Produtores do algodão satisfeitos com a manutenção do preço do algodão-caroço para campanha 22|23
23.05.2023 ás 2:09 PM
2 comentários
Como forma de estimular o subsector e salvaguardar a renda de mais de 120 mil famílias produtoras do algodão, o Governo decidiu subsidiar em 7 MT/kg o preço mínimo do algodão, fixando em 33 MT/kg o preço mínimo de compra ao produtor.
Esta decisão é resultante do consenso da reunião que teve lugar no dia 11 de Maio, dirigida pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, para a negociação do preço mínimo do algodão caroço entre as partes negociais do processo, nomeadamente, Fórum Nacional dos Produtores do Algodão e Associação Algodoeira de Moçambique. Esta reunião permitiu alcançar o consenso sobre o preço a aplicar na comercialização do algodão caroço na presente campanha 22|23, tendo na ocasião se decidido pela manutenção do preço praticado na campanha passada.
Na ocasião concluiu-se haver necessidade de manutenção do preço, através da aplicação de um subsidio para estabilização do preço
A decisão de subsidiar o preço para a sua manutenção em relação a campanha anterior, é justificada pela necessidade de contribuir para que os produtores continuem a aumentar os níveis de produção e produtividade, aumentar a renda das famílias produtoras e contribuir para a balança de pagamento.
De referir que na campanha anterior o Governo aprovou a criação de um Mecanismo de estabilização do preço do algodão caroço para retenção de subidas bruscas do preço em cada campanha, de forma a compensar estas oscilações em campanhas seguintes.
Assim, os preços mínimos do algodão e os respectivos valores de estabilização aprovados pelo Conselho de Ministros para a presente campanha 2022|23 estão fixados em:
- Algodão caroço de primeira qualidade: 33 MT/Kg;
- Algodão caroço de segunda qualidade: 23 MT/Kg;
- Taxa para o descaroçamento do algodão: 8 MT/Kg;
- Subsídio para o algodão de primeira qualidade: 7 MT/Kg e;
- Subsídio para o algodão de segunda qualidade: 4,8 MT/Kg.
Saudações.
Estava lendo atentamente sobre a evolução e estado actual da produção do algodão. Ainda assim gostaria de saber mais detalhes sobres os seguintes pontos.
1. Quantos distritos há produção de algodão em NAMPULA.
2. Quanto NÚMEROS de produtores de algodão existem somente no distrito de NAMIALO e toda a província de NAMPULA.
3. Qual é a percentual participação das mulheres e homens em NAMIALO e NAMPULA. na produção do algodão.
4. Qual a RENDA em média do agregado familiar resultante da produção e comercialização do algodão.
Agradecia ter estas informações com brevidade.
Com melhores cumprimentos
Dr. Benevides
Saudações ilustre Dr Benevides.
Recebemos a sua solicitação e desde já agradecemos por visitar a vitrine de informação.
Para mais detalhes, sobre o seu pedido, solicitamos que entre em contacto connosco, através do nosso endereço electródico, copiado nesta resposta.
Cordialmente