dia, 00 mês 0000

Pesquisa

Produtores do algodão satisfeitos com a manutenção do preço do algodão-caroço para campanha 22|23

  Nenhum comentário

Como forma de estimular o subsector e salvaguardar a renda de mais de 120 mil famílias produtoras do algodão, o Governo decidiu subsidiar em 7 MT/kg o preço mínimo do algodão, fixando em 33 MT/kg o preço mínimo de compra ao produtor.
Esta decisão é resultante do consenso da reunião que teve lugar no dia 11 de Maio, dirigida pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, para a negociação do preço mínimo do algodão caroço entre as partes negociais do processo, nomeadamente, Fórum Nacional dos Produtores do Algodão e Associação Algodoeira de Moçambique. Esta reunião permitiu alcançar o consenso sobre o preço a aplicar na comercialização do algodão caroço na presente campanha 22|23, tendo na ocasião se decidido pela manutenção do preço praticado na campanha passada.
Na ocasião concluiu-se haver necessidade de manutenção do preço, através da aplicação de um subsidio para estabilização do preço
A decisão de subsidiar o preço para a sua manutenção em relação a campanha anterior, é justificada pela necessidade de contribuir para que os produtores continuem a aumentar os níveis de produção e produtividade, aumentar a renda das famílias produtoras e contribuir para a balança de pagamento.
De referir que na campanha anterior o Governo aprovou a criação de um Mecanismo de estabilização do preço do algodão caroço para retenção de subidas bruscas do preço em cada campanha, de forma a compensar estas oscilações em campanhas seguintes.
Assim, os preços mínimos do algodão e os respectivos valores de estabilização aprovados pelo Conselho de Ministros para a presente campanha 2022|23 estão fixados em:

  1. Algodão caroço de primeira qualidade: 33 MT/Kg;
  2. Algodão caroço de segunda qualidade: 23 MT/Kg;
  3. Taxa para o descaroçamento do algodão: 8 MT/Kg;
  4. Subsídio para o algodão de primeira qualidade: 7 MT/Kg e;
  5. Subsídio para o algodão de segunda qualidade: 4,8 MT/Kg.


Categoria: Sem categoria

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *