Iniciativa Regional de Fortalecimento do Sector do Algodão nas Bacias do Baixo Shire e Zambeze
I. Contextualização
A primeira fase da iniciativa Regional de fortalecimento do sector algodão nas bacias do baixo Shire Zambeze (Cotton Shire – Zambeze) foi implementada entre os anos 2015 e 2020, em parceira com a Agência Brasileiras de Cooperação (ABC) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agro-pecuária (Embrapa), nas províncias de Manica e Tete. Esta foi um iniciativa regional que para além de Moçambique beneficiou Malawi.
Como resultado dos impactos positivos da primeira fase desta iniciativa as entidades implementadoras (Brasil, Moçambique e Malawi), concordaram na extensão da iniciativa por mais 4 anos.
A Iniciativa tem como principais objectivos:
- A transferência de tecnologias do algodão;
- Treinamento de técnicos e produtores em boas práticas de produção do algodão;
- Fortalecimento do sistema de sementes de algodão; e
- Estabelecimento de infra-estruturas (Salas para treinamento, dormitórios e laboratórios multifuncionais) para o projecto.
II. Implementação e grupo alvo
A iniciativa está a ser implementada nas províncias de Manica (distritos de Guro e Bárue,) e Tete (distritos de Cahora Bassa, Magoe e Moatize), beneficiando 2 mil produtores de algodão.
III. Acções Desenvolvidas e em curso
- Elaboradas normas de produção de sementes do algodão;
- Estabelecidos campos de demonstração de tecnologias e de produção de semente;
- Adquirido equipamento, maquinaria e outros materiais para o estabelecimento do Centro de Transferência de Tecnologia do Algodão;
- Prestada assistência técnica aos produtores de algodão, tendo resultado no aumento do rendimento médio do algodão caroço de 550 Kg/ha para 1.600 Kg/ha;
- Formados técnicos do sector em matérias sobre a cadeia produtiva do algodão com enfase na produção de semente e maneio e controle de pragas.