dia, 00 mês 0000

Pesquisa

Novo preço mínimo do algodão caroço sobe de 25 para  33 MT/kg

  Nenhum comentário

Governo aprova preço mínimo de compra ao produtor do algodão caroço a vigorar na campanha agrária 2021|22 bem como um mecanismo de estabilização do preço com base numa proposta apresentada pelos produtores de algodão e das empresas de fomento.

O novo preço resultou dum processo negocial entre os Produtores de algodão representados pelo Fórum Nacional dos Produtores de Algodão (FONPA) e as empresas de Fomento representadas pela Associação Algodoeira de Moçambique (AAM), tendo o consenso das Partes em relação ao preço a vigorar sido alcançado durante a reunião de negociação do preço mínimo, dirigida pelo Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Com o novo preço acordado, espera-se que 150 mil famílias, venham a ter um aumento de cerca de 35% no seu rendimento nesta campanha, comparativamente a campanha passada.

Na ocasião, as partes negociais concordaram ainda em criar um Mecanismo de estabilização do preço do algodão caroço para retenção de subidas bruscas do preço em cada campanha, de forma a compensar as descidas bruscas em campanhas seguintes. Para esta campanha, projecta-se um fundo de poupança de cerca de 180 milhões de meticais.

Os Preços mínimos do algodão e os respectivos valores de estabilização aprovados para presente campanha 2021|22 foram:

  1. Algodão caroço de primeira qualidade: 33 MT/Kg;
  2. Algodão caroço de segunda qualidade: 23 MT/Kg;
  3. Taxa para o descaroçamento do algodão: 8 MT/Kg;
  4. Valor de estabilização: 5,5 MT/Kg de algodão de primeira qualidade e;
  5. Valor de estabilização: 4,7 MT/Kg de algodão de segunda qualidade.


Categoria: Algodão

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.