day, 00 month 0000

Research

Governo aprova preço mínimo do algodão caroço para a campanha 2023|24

  No comments

O Conselho de Ministros aprova anualmente o preço mínimo de compra do algodão caroço, ao abrigo do Regulamento para Cultura do Algodão (Decreto n° 37/2015). A proposta de preço a vigorar, resulta de um mecanismo de cálculo e de um processo negocial entre os produtores de algodão e as empresas fomentadoras desta cultura de rendimento, sob mediação do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

O preço mínimo do algodão caroço é influenciado pelo preço do mercado internacional e pela taxa de câmbio, factores estes que determinaram que na presente campanha, o preço mínimo de compra do algodão caroço fosse calculado em 25 Mt/Kg, estando este preço abaixo das expectativas dos actores envolvidos, especialmente os produtores.

Face a este cenário, e com o objectivo de encontrar um consenso entre as partes, realizou-se a reunião anual de negociação do preço mínimo do algodão caroço entre o Fórum Nacional dos Produtores do Algodão (FONPA) e a Associação Algodoeira de Moçambique (AAM), sob moderação do Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Ismael Correia, tendo a sessão resultado na proposta de subsidiar o preço do algodão em 5 Mt/kg de modo a que o preço passasse de 25 Mt/kg para 30 Mt/kg.

Mediante esta proposta, o Governo na sua XVII Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, aprovou o Preço mínimo do algodão caroço,  e a implementação de um subsídio  para a presente campanha, tendo em vista estabilizar a queda acentuado do preço desta cultura e deste modo continuar a estimular o aumento da produção e produtividade, aumentar a renda das famílias produtoras, conferir maior estabilidade da cadeia de valor e manter as famílias produtores no cultivo do algodão.

Assim, para a presente campanha, os preços mínimos do algodão e os respectivos valores de estabilização, aprovados pelo Conselho de Ministros, estão fixados em:

  1. Algodão caroço de primeira qualidade: 25,00 Mt/Kg;
  2. Algodão caroço de segunda qualidade: 17,50 Mt/Kg;
  3. Taxa para o descaroçamento do algodão: 7,00 Mt/Kg;
  4. Subsídio para o algodão de primeira qualidade: 5,00 Mt/Kg, passando o preço mínimo de 25 MT/Kg para 30MT/Kg; e
  5. Subsídio para o algodão de segunda qualidade: 4,50 Mt/Kg, passando o preço mínimo de 17,50 MT para 22 MT/Kg


Category Uncategorized

No comments

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields marked with *