dia, 00 mês 0000

As Nossas Culturas

Fibras Têxteis
Documentos Importantes
Título do Documento Visualizar
Calendário do Algodão Ver
Destino da Fibra do Algodão - 2020 Ver
Destino da Fibra do Algodão - 2021 Ver
Evolução da Produção do Algodão Caroço em Moçambique Ver
Evolução da Produção do Algodão Caroço por Província Ver
Evolução do preço do Algodão Caroço ao Produtor Ver
Indicadores de Produção do Algodão Ver
Variedades do Algodão em uso no sistema de fomento em Moçambique Ver

Caso tenha alguma dúvida
entre em contacto:

+258 21 431 016
+258 823022823

Produção do Algodão em Moçambique

O Algodão, Gossypium hirsutum, L. é uma planta subtropical cuja produção em Moçambique iniciou no século XIX, tendo passado por várias fases e modelos de cultivo e de desenvolvimento. Actualmente, esta cultura é produzida principalmente em regime de fomento em concessões algodoeiras, onde produtores do sector familiar recebem insumos a crédito e assistência técnica das empresas concecionárias, que garantem a compra de toda produção no fim da campanha. 

A cadeia de produção do algodão no País, caracteriza-se por envolver cerca de 150 mil produtores ; registar uma produção anual de 50 mil toneladas; gerar 30.000 empregos entre permanentes e sazonais; possuir fábricas de descaroçamento do algodão, com capacidade instalada de processar 250 mil toneladas por ano; e contribuir em média com 30 milhões de dólares para a captação de divisas.

A produção, comercialização, transporte, armazenamento, descaroçamento, classificação e comercialização de fibra, bem como a industrialização da fibra e subprodutos do algodão, em Moçambique, são regidos pelo Regulamento para a Cultura do Algodão (Decreto n° 37/2015, de 31 de dezembro). Actualmente o subsector está constituído por três principais actores que dinamizam a cadeia de valor do Algodão: IAOM, IP, Fórum Nacional dos Produtores do Algodão (FONPA) e Associação Algodoeira de Moçambique (AAM).

Cadeia de Valor do Algodão