Produção de semente certificada, aposta do IAOM para o próximo quinquénio
25.07.2024 ás 1:53 PM
Nenhum comentário
Com o objectivo de reestruturar o sistema de produção de semente certificada e conceber um plano sustentável até 2030, o IAOM, IP juntou vários intervenientes da cadeia de valor do algodão e das oleaginosas para buscar consensos sobre o modelo e as acções a adoptar para incrementar a produção interna de semente certificada e sua utilização pelos produtores.
Este encontro, realiza-se num momento em que uma das prioridades do sector é o aumento da produção e produtividade das culturas sob tutela do IAOM, IP, com destaque nesta fase, para o algodão, a soja, o gergelim e o girassol. Entre outros factores, é reconhecido que o uso de semente de qualidade certificada constitui uma das condições básicas para garantir este resultado.
Fizeram parte deste encontro, que decorreu entre os dias 17 e 18 de julho, na província de Maputo, quadros do MADER, representantes do Fórum Nacional dos Produtores do Algodão (FONPA), da Associação Algodoeira de Moçambique (AAM), de empresas de produção de sementes e do Instituto Internacional de Agricultura Tropical.
Esta acção surge como resposta a uma das atribuições do subsector que é a de estimular a produção e certificação de semente do algodão, oleaginosas assim como de outras culturas para fins têxteis.