Campanha Algodoeira 22|23
01.02.2023 ás 12:15 PM
1 comentário
A sementeira do algodão na campanha agrária 2022/2023, decorre de forma satisfatória nas principais regiões produtoras desta cultura no país, segundo a monitoria preliminar realizada durante o mês de Janeiro. Até ao momento, constata-se que em três concessões algodoeiras, mais de 100% das áreas planificadas para o cultivo de algodão já foram semeadas e a cultura no campo demonstra um bom desenvolvimento vegetativo, sobretudo nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e interior de Nampula.
Os produtores estão motivados pela implementação do Mecanismo de Estabilização do Preço e aderiram de forma massiva ao cultivo de algodão na presente campanha, pelo que a continuidade de condições climáticas favoráveis poderá resultar no incremento da produção relativamente à campanha anterior.
A produção do algodão decorre em regime de fomento em 38 distritos das províncias de Cabo Delgado, Nampula, Niassa, Manica, Sofala e Tete, envolvendo 6 empresas concessionárias e mais de 130 mil produtores familiares.
Gostei de contemplar o campo de produção de ouro de Moçambique.