dia, 00 mês 0000

Pesquisa

Instalados laboratório de sementes e mini-descaroçadeira para algodão em Guro

  Nenhum comentário

No âmbito do Projecto Cotton Shire-Zambeze, uma iniciativa de cooperação técnica trilateral entre Moçambique, Malawi e Brasil, cuja intervenção incidiu no fortalecimento do sector algodoeiro na região do Vale do Zambeze no período de 2014 e 2024, uma equipa da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (EMBRAPA) realizou uma missão de trabalho a Moçambique, entre 15 e 25 de Setembro de 2025.

A missão teve como objectivo instalar um Laboratório Multifuncional e uma mini-descaroçadeira de algodão, incluindo o respectivo treinamento técnico para operação, como parte da fase de conclusão da primeira fase do Projecto. A instalação foi feita na Fábrica de Descaroçamento de Algodão de Guro, infra-estrutura sob gestão do Instituto do Algodão e Oleaginosas de Moçambique (IAOM, IP), na província de Manica.

Importa referir que com a implementação do projecto, destacou-se a produção de semente certificada de algodão, envolvendo 25 multiplicadores, cujos resultados demonstraram aumento de produtividade, atingindo valores na ordem dos 1200 kg/ha, face à média anterior de 500 kg/há. Destacou-se ainda pelos resultados positivos, na ampliação de conhecimento agrotécnico dos técnicos do subsector do IAOM, IP.

O Laboratório instalado durante esta missão inclui áreas de preparação de materiais e esterilização, estufas de secagem, balanças, capelas de fluxo laminar e equipamentos para medir a qualidade das sementes, autoclave, microscópios, entre outros. O laboratório permitirá realizar análises detalhadas de sementes e estudos de microbiologia, patologia e entomologia, essenciais para aumentar a produtividade e a qualidade da produção de algodão em Moçambique. 

A mini descaroçadeira irá garantir a melhoria na qualidade da produção de semente de algodão, pois a gestão de forma precisa de pequenos lotes vai garantir a pureza genética evitando risco de contaminação. Por outro lado, vai permitir catapultar a pesquisa no subsector, através da análise de amostras da fibra e caroço do algodão resultantes de ensaios de campo e facilitar treinamentos de operadores de fábricas de processamento, pesquisadores, estudantes e outros intervenientes.

A instalação deste laboratório e da mini descaroçadeira, agregados a outros resultados deste projecto, representa um marco estratégico para contribuir no fortalecimento da cadeia de valor do algodão e oleaginosas, ajudando a melhorar a produção, produtividade e competitividade do subsector e consequentemente a renda dos produtores familiares da região.


Categoria: Sem categoria

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Translate